"Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura..."

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Dave Matthews Band de Volta a Portugal!

E eis que David Mateus e sua banda voltam à nossa Terra!

Memorizei bem as palavras dele, em Maio de 2007, no primeiro e único concerto do grupo aqui em Portugal: “Não imaginava que isto fosse assim! Se eu soubesse... Não vamos demorar muito tempo para cá voltar!”

Para quem não sabe, o David Mateus, para além de compôr letras e músicas fantásticas, também tem uma pequena fobia: andar de avião (como eu o percebo...).Muito por causa disso, os mais de 15 anos de existência da banda, foram vividos em solo do continente americano, até onde os barcos podem chegar, em tempo razoável.


O facto de ter vindo fazer 4 concertos em 2007 à nossa velhinha Europa, foi mesmo considerado a título excepcional - um dos quatro concertos foi em Lisboa, para grande tristeza dos “nuestros hermanos” espanhóis mal habituados, que estavam à espera que tal acontecesse em Madrid ou Barcelona. O que é facto é que o concerto em Portugal marcou tanto a banda (a nossa já reconhecida alegria e festa, enquanto público), que serviu para editar um álbum do espetáculo na íntegra.

Parece que a vontade de voltar a tocar para os portugueses chega a ser mais forte que o próprio medo de voar do David. Dia 11 de Julho cá te esperamos.


Irei sempre que recordar também um dos membros da banda, falecido o ano passado - LeRoy Moore, músico de sopro, desde saxofone, clarinete e trompete, até pífaro e flauta transversal.
Um génio que utlizava o seu jazz genuíno e muito próprio nas músicas da banda. Como ele próprio dizia, sentava-se na praia a curtir o seu sol e a sua margarita e soltava umas notas no seu amigo saxofone, que ia anotando para mais tarde darem alma à música da banda.
Tive o privilégio de o ver tocar há quase dois anos! Com certeza que será lembrado por todos, agora em Julho. As pessoas passam, mas a música permanece!


De entre as muitas fenomenais letras do David acabei por escolher uma que penso que irá ser tocada de novo daqui a uns meses. Retrata bem o espírito com que sempre vivi as melodias destes meninos, com os amigos, seja a ouvir, cantar ou tocar...são momentos que nunca se esquecem.

Sejam Benvindos de Volta!

We were above
You standing underneath us
We were not yet lovers
Dragons were smoked
Bumblebees were stinging us
I was soon to be crazy

Eat, drink and be merry
For tomorrow we die
cause were tripping billies

Were wearing nothing
Nothing but out shadows
Shadows falling down on the beach sand
Remembering once,Out on the beaches we wore
Pineapple grass bracelets

So why would you care
To get out of this place
You and me and all our freinds
Such a happy human race
cause were tripping billies

We are all sitting
Legs crossed round a fire
My yellow flame she dances
Tequila drinking oh our
Minds will wonder
To wonderous places

So why would you care
To get out of this place
You and me and all our friends
Such a happy human race
Eat, drink and be merry
For tomorrow we die

Tripping Billies

Sem comentários:

Enviar um comentário