"Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura..."

terça-feira, 2 de março de 2010

Tempo de Voar bem mais Alto



Eis que termina o sonho!

A um portista custa mil vezes mais perder um campeonato que a outro qualquer adepto.
Nestes últimos anos, o hábito e acomodação às vitórias foram abrindo um fosso cada vez maior para algo inevitável e fatídico - a mágoa de não ser campeão.

Cresci a ver o FC Porto a crescer e tornar-se no clube mais vitorioso de Portugal, sem nenhum outro emblema chegar perto para lhe sequer fazer sombra.
Cresci a ver o meu clube a jogar o melhor futebol a nível europeu, relegando os seus rivais internos ao papel de figurantes e espectadores incrédulos, invejosos e ainda arrogantes, tanto o foram que ainda hoje são capazes de afirmar que não houve um único título ganho pelos dragões pelo seu simples mérito, o seu trabalho e profissionalismo.
Cresci habituado a ver o nome do meu clube ser arrastado na lama no meu próprio país, enquanto o seu emblema era elevado aos píncaros da Europa por todos os seus rivais internacionais.
Cresci a ver nascer na minha equipa grandes jogadores da história recente do futebol e lançarem-se na Europa, onde finalmente lhes era reconhecido o seu verdadeiro valor.
Cresci habituado a ir ao estádio festejar golos, vitórias, campeonatos, taças e principalmente... a ver o meu clube ganhar com orgulho, espírito de sacrifício e lealdade.

Ontem cresci mais um bocadinho. É também preciso perder e sentir o sabor amargo da derrota. Este ano o nosso campeonato parece definitivamente longe...mas sei que o meu clube saberá perder com honra e dignidade e renascerá para outros vôos futuros. Acabando com uma senda de vitórias caseiras, chega a altura de abrirmos caminho para uma nova epopeia europeia.
Portista não se cansa de ganhar...e não pára de crescer.


Assumindo que este ano não somos os melhores em Portugal, felicito quem o é: Benfica e Braga. Parabéns ao Sporting pela exibição de Domingo passado - justos vencedores. Agradeço-lhes como portista pela lição que nos deram - a da humildade. Talvez, após tantos anos a ganhar tanta coisa, nos tenhamos esquecido dela.

O sonho terminou. É tempo de aprender com os erros e crescer e voltar a sonhar...para voar...bem mais alto.

Sem comentários:

Enviar um comentário